Moradores da Rua 21 de Abril, na área central de DionÃsio, no médio piracicaba, estão enfrentando um problema que se arrasta há mais de um mês. Um buraco aberto pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), em frente a uma residência, para a realização de um reparo na rede de água, segue sem conclusão e o local ainda apresenta vazamento de água limpa.
De acordo com os moradores, a intervenção teve inÃcio no mês de abril deste ano, mas desde então não houve retorno efetivo da companhia para finalizar o serviço.
"Começaram o reparo, mas deixaram o buraco aberto. A água continua vazando e está escorrendo pela rua. É desperdÃcio e um risco para quem a aqui", disse uma morador que preferiu não se identificar.
Além do incômodo visual e do risco de acidentes, os moradores reclamam do mau uso da água potável em plena crise hÃdrica. "Estamos falando de água limpa indo embora todo dia. Enquanto isso, a Copasa diz que temos que economizar", afirmou outro morador.
Procurada pela população, a Copasa teria informado, segundo os moradores, que não dispõe de equipe suficiente para atender a demanda na região, o que estaria causando atrasos nas manutenções.
Até a última atualização desta reportagem, a Copasa não havia se manifestado oficialmente sobre o caso.
Problemas recorrentes:
Casos como este não são isolados. Em várias cidades do interior mineiro, a população tem enfrentado problemas semelhantes relacionados a atrasos em reparos da rede de água e esgoto.
Em muitos deles, os buracos deixados pela empresa após as intervenções se tornam verdadeiras armadilhas urbanas, além de desperdÃcio de recursos hÃdricos.
A Prefeitura de DionÃsio informou que tem cobrado agilidade da Copasa em casos como esse, mas reforçou que a responsabilidade pelo conserto e restauração do local é da empresa.