MESMO COM LIXEIRA, LIXO É JOGADO NO CHÃO NO CENTRO DE NOVA ERA
Mesmo após a Prefeitura Municipal de Nova Era realizar a instalação de lixeiras em alguns pontos da cidade, lixos continuam sendo jogados no chão.
As lixeiras era uma demanda antiga dos comerciantes e usuários da Rua Governador Valadares na área Central próximo ao terminal rodoviário. Porém, internautas flagraram muito lixo no chão, o que continua trazendo transtornos para quem a no local.
A estudante Ana Júlia Chagas de 15 anos, garante que segura o lixo nas mãos até achar um local adequado para o descarte, mas alega que nem todos fazem o mesmo. "ei com a minha mãe em cima rodoviária e fiquei chocada com a quantidade de lixo no chão, muito mal cheiro e vários cachorros de rua rasgando fraldas, restos de comida" destacou.
A prefeitura chegou a investir em vários contêiners como esse, com capacidade de 1000L e que pode armazenar 450 kg e possui ainda munhão para basculamento lateral em caminhões de coleta urbana, reforço em chapa de aço e dreno com tampa rosqueável para escoamento de líquidos.
Porém, trata-se agora de uma conscientização popular.O lixo no chão, como visto, acumulado atrai micro-organismos e animais vetores de doenças, aumentando as chances de adoecimento por leptospirose, cólera, disenteria, febre tifoide, cisticercose, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose e tracoma e pode trazer transtornos como o entupimento da rede de drenagem, causando alagamentos durantes as chuvas.